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sábado, 5 de março de 2011

Lìngua Portuguesa

O que são orações coordenadas?

São orações independentes que não possuem relação de subordinação entre si. Estão apenas colocadas lado a lado e uma não tem em relação à outra nenhuma função sintática:
Irene ria, ria, olhava para todos e ria mais ainda.
As orações coordenadas podem estar ligadas por uma conjunção coordenativa, por uma vírgula ou mesmo por ponto-e-vírgula ou dois-pontos.


1. Tipos de orações coordenadas

Coordenadas assindéticas: são aquelas que não estão ligadas por conjunções:
A treva chega de repente, entra pelas janelas, vence a luz da lâmpada.' (Graciliano Ramos)

Coordenadas sindéticas: são aquelas cuja ligação se faz por meio de uma conjunção coordenativa.

Classificação das orações coordenadas sindéticas

Dependendo do tipo de relação que uma oração coordenada estabelece com outra, podemos classificá-las em:

Coordenadas sindéticas aditivas – estabelecem uma relação de adição, de soma. Vêm introduzidas por uma conjunção coordenativa aditiva: e, nem, não só... como também, mas também e suas variações:
Sentou-se no banco da praça e ali ficou muito tempo.

Não queria dinheiro, nem pensava nisso.

Coordenadas sindéticas adversativas – estabelecem uma relação de adversidade, de oposição, de contraste; ligam-se a outra oração por meio das conjunções coordenativas adversativas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto:
'Os paisanos das ricas terras brigavam, mas os mercadores sempre se entendiam.' (J. Simões Lopes Neto)

Pensou em todos; esqueceu-se, no entanto, de si mesmo.

' Coordenadas sindéticas alternativas – estabelecem uma relação de alternância, de escolha, de opção; são introduzidas por uma conjunção alternativa: ou, ou... ou, já... já, ora... ora, quer... quer:
'Cochilam ou riem, ou falam ao mesmo tempo.' (Machado de Assis)

Ora me sinto feliz, ora me desespero...

' Coordenadas sindéticas conclusivas – estabelecem uma relação de conclusão; ligam-se a outra oração por uma conjunção coordenativa conclusiva: portanto, por isso, por conseguinte, logo, então, pois:
Sou nova na escola, por isso não conheço ninguém.

Ele nunca tivera afeto; não conhecia, pois, beijos e abraços.

' Coordenadas sindéticas explicativas – estabelecem uma relação de explicação. As coordenadas explicativas justificam a enunciação anterior; vêm introduzidas pelas conjunções coordenativas explicativas: pois, que, porque, visto que:
Eles devem estar dormindo, pois não ouço barulho nenhum.

Não saia daqui, que eu já volto!


2. Período composto por coordenação
O período constituído por orações coordenadas é chamado período composto por coordenação e inclui orações sindéticas ou assindéticas. A primeira oração do período é chamada oração inicial, como acontece no pequeno texto abaixo de Machado de Assis:
'A preta entrou na sala de jantar,
oração coordenada assindética inicial

chegou-se à mesa rodeada de gente
oração coordenada assindética

e falou baixinho à senhora.'
oração coordenada sindética aditiva


Material retirado do site klickeducacao.com.br




EXERCÍCIOS – COORDENADAS SINDÉTICAS


1. Classifique as orações coordenadas conforme o código abaixo:
( 1 ) oração coordenada assindética
( 2 ) oração coordenada sindética aditiva
( 3 ) oração coordenada sindética adversativa
( 4 ) oração coordenada sindética alternativa
( 5 ) oração coordenada sindética explicativa
( 6 ) oração coordenada sindética conclusiva

Vamos relacionar o código às alternativas? Bons estudos!

a) Gosto muito de dançar, pois faço “jazz”desde pequenina. ( )

b) Recebeu a bola, driblou o adversário e chutou para o gol. ( )

c) Acendeu o “abat-jour”, guardou os chinelos e deitou-se. ( )

d) Não se desespere, que estaremos a seu lado sempre. ( )

e) Ele estudou bastante; deve, pois, passar no próximo vestibular. ( )

f) Está faltando água nas represas, por conseguinte haverá racionamento de energia.( )

g) Não me abandone, ou eu sou capaz de morrer. ( )

h) Não é gulodice, nem egoísmo de criança. ( )

i) Ela não só chorava, como também rasgava as cartas com desespero. ( )

j) Choveu muito na região sudeste; no entanto, o rodízio de água começará amanhã. ( )



BATERIA DE EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS – PROEJA FIC


1. Forme períodos compostos por coordenação, juntando as orações com uma conjunção coordenativa. Observe o exemplo:

Não se preocupe. Estamos aqui para apoiá-lo.
Não se preocupe que (pois) estamos aqui para apoiá-lo.

a) Vocês podem sair. Não voltem tarde, por favor.
b) Ele deve ter ficado ofendido. Saiu da reunião sem se despedir de ninguém.
c) O motorista tentou estacionar o carro ali. O guarda não deixou.
d) O seu castigo foi merecido. Não reclame.
e) Todas as provas inocentam o rapaz. Ele deve ser absolvido.
f) Não fale tão alto. O bebê está dormindo.


2. Leia as frases abaixo e sublinhe aquelas em que a conjunção E tem valor adversativo:
a) Correu, correu e não conseguiu chegar a tempo.
b) Leia o texto com atenção e faça um resumo das ideias principais.
c) Fiz sozinho toda a decoração do cenário e ninguém reconheceu meu esforço.
d) Os organizadores da festa fizeram várias reuniões e nada foi resolvido.
e) Os funcionários conversaram com o diretor e solicitaram aumento salarial.
f) Aquele homem é muito rico e leva uma vida simples.


2. Sublinhe as orações coordenadas sindéticas presentes nos períodos abaixo e classifique-as:

a) Ele não pratica esportes nem faz exercícios em casa.
b) Vou organizar minha bagagem hoje, pois irei viajar amanhã.
c) Vamos jantar logo, que a comida está esfriando.
d) Você deve levar os estudos a sério ou enfrentará dificuldades no futuro.
e) Os sócios do clube se reuniram e discutiram o problema, mas nada ficou resolvido.
f) Fui à biblioteca pesquisar em vários livros sobre este assunto, no entanto não consegui encontrar nenhuma informação importante.

3. Leia os versos:

“As horas passam, os homens caem, a poesia fica.” (Emílio Moura)
a) Por que as três orações que constituem esse período podem ser classificadas como coordenadas?

b) Elas são coordenadas sindéticas ou assindéticas? Explique.


c) Reescreva os versos, introduzindo conjunções entre as orações de tal forma que a relação entre a primeira e a segunda seja de adição e entre a segunda e a terceira seja de oposição.

c) Classifique as orações do período que serve de resposta ao item c.


4. Compare estes dois períodos:

I. Voltou para o Brasil, porque não se adaptou à vida no exterior.
II. Volte para o Brasil, porque estamos com saudades.

Identifique em relação a eles, as afirmações corretas:

a) Em I, a oração em destaque indica a causa de “voltar ao Brasil”.
b) Em I, a oração exprime a consequência da segunda.
c) A oração em I é adverbial causal.
d) A oração em II é sindética explicativa







SUBSTANTIVO


I. Substantivo: definição e classificação.

Substantivo é a palavra usada para denominar coisas, pessoas, lugares, um ser e sentimentos. Pode estar acompanhado por um adjetivo, numeral, ou pronome.

Os substantivos são caracterizados por terem gênero, número e grau, sua classificação é: Concreto; Abstrato, Próprio, Comum, Primitivo, Derivado, Simples, Composto e Coletivo.

1. Concreto: nomeiam seres existentes que possam gerar em nosso pensamento uma imagem concreta, podendo ser imaginários (anjos, alma, bruxa), ou reais (casas, Rio de Janeiro,).

2. Abstrato: como o próprio nome já diz é abstrato, que não tem como ser pego na mão ou jogado em algum lugar. São os sentimentos, as ações, as emoções, qualidade e um estado. Exemplo: beijo, vida, amor, ódio, frio, beleza e etc.

3. Próprio: dá nome aos seres, ou seja, o ser é nomeado particularmente, é representado pela letra inicial maiúscula. Exemplo: Maria, Terra, São Paulo, e etc.

4. Comum: nomeia um ser que participa de certa classe, genericamente. Exemplo: homem, cachorro, cidade, mesa, telefone, e etc.

5. Primitivo: são variadas palavras que se encaixam numa família etimológica, e que não deriva de nenhum outro nome. Exemplo: pobre, flor e etc.

6. Derivado: surge de outra palavra já existente na Língua, ou seja, é originado do primitivo (primeiro). Exemplo: pobreza, florista e etc.

7. Simples: possui somente um radical. Exemplo: água, tempo, rádio, caixa e etc.

8. Composto: possui mais de um radical, ou seja, é uma palavra composta. Exemplo: guarda-chuva, couve-flor, lança-perfume e etc.

9. Coletivo: é o substantivo que expressa o plural de determinada palavra, mesmo estando no singular, ou seja, com apenas uma palavra é possível imaginar que é demais de um elemento que está sendo falado.

Exemplo: Alcatéia (agrupamento de lobos), Malhada (agrupamento de ovelhas) Molho (agrupamento de chaves ou verduras).



Leia este poema.

Azuis


Disse um astronauta
Que a terra é azul.
Então, azul na Terra
Não falta.
Manhãs são azuis,
Assim como azuis
São as almas.
As pétalas das flores raras,
Assim com azuis
São os olhos de muitas caras.
Talismãs são azuis,
Assim como azuis
São os mares,
A leveza azul de um véu,
Assim como azuis
São as roupas do céu.
Azul, azul, azuis.
Balas de anis, água de piscina,
Calças jeans, luz de televisão,
Penas de gralha, canto de azulão.
Azul, por que você
É tão querido?
Menino quer bicicleta azul,
Menina quer azul
Em seu vestido.
Manhãs são azuais,
Assim como azuis
São as noites de Natal,
Assim como deve ser
Azul
A cor do bem
Que luta contra
O mal.

(Uma cor, duas cores, todas elas. São Paulo: Companhia das letrinhas, 1997.)


Ao ler o texto, você deve ter observado que, para identificar os seres, nomear os objetos que nos cercam, designar sentimentos, ações, necessitamos de certos tipos de palavras, como piscina, água, cor, bala, bicicleta, alma, bem, mar, etc. essas palavras são chamadas de substantivos.

Portanto, substantivos são palavras que designam seres (visíveis ou não, animados ou inanimados), ações, estados, sentimentos, desejos e idéias.
Veja outros exemplos,de substantivos nestas frases da escritora Adriana Falcão:


Solidão é uma ilha de barco.
Sentimento é a língua que o coração usa quando precisa mandar algum recado.

(Mania de explicação. São Paulo:Moderna, 2001.)


Mais sobre as classificação dos substantivos

Existem diferentes tipos de substantivo. Alguns nomeiam coisas, outros nomeiam pessoas ou sentimentos. Alguns são constituídos por uma só palavra, outros por duas ou mais palavras.
Os substantivos são classificados, isto é, organizados, de acordo com certas características que apresentam. Assim, os substantivos classificam-se em:

* comum: refere-se a qualquer ser de uma espécie, sem particularizá-lo.
Ex.: bolo, açúcar, mesa, quarto, avô.
* próprio: nomeia um ser em particular, destacando-o dentro de uma espécie ou do grupo; é escrito com letra maiúscula.
Ex.: Hermógenes, São Paulo, Brasil, São Vicente de Paulo, Guarujá.


* concreto: nomeia um ser com existência própria, pessoas, animais, lugares, objetos (reais ou imaginários).
Ex.: bolo, açúcar, mesa, Hermógenes, São Paulo, fada, lobisomem, Deus.


* abstrato: nomeia ações, qualidades, estados, sentimentos, isto é, seres que só existem em outros ou a partir da existência de outros seres.
Ex.: adoção, amizade, tristeza, paz, saída, sorriso.


* coletivo: designa uma pluralidade de seres da mesma espécie.
Ex.: conciliábulo, boiada, atlas, alfabeto, cardume, biblioteca, multidão.

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